SEPHORA

quinta-feira, 16 de julho de 2015

FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA ALÉM DA ESCOLA




     

         Por Anna Carolina Sangiorgi
            Profª do Campus Alcântara

    Com o tema "Formação profissional para além da escola: desafios e experiências do Laboratório de Leitura e Produção Textual do Colégio Técnico da UFPI de Floriano-PI", o prof. Dr. José Ribamar Lopes Batista Júnior ministrou palestra no dia 14, terça-feira, no auditório do IFMA - Campus Alcântara com o objetivo de incentivar os alunos a desenvolverem o hábito de leitura, a argumentação e o acesso aos bens culturais, a partir da apresentação dos projetos desenvolvidos no laboratório. Segundo ele, não há uma "fórmula secreta" que faça com que os estudantes se interessem pela leitura, mas sim é necessária uma prática diária, ou seja, "se você ler todos os dias por apenas quinze minutos e, com o tempo, for acrescentando gradativamente mais cinco minutos, esta atividade passará a ser prazerosa a tal ponto, que você mesmo vai querer ler por mais tempo".

            Após superar uma série de entraves desde o ano de 2009, o professor conseguiu uma sala para implantar o laboratório que funciona oficialmente há um ano e meio e já conta em seu acervo com mil livros, além de computadores e até uma rádio, fruto de um de seus projetos aprovados pelo CNPQ. O Prof. José Ribamar relata que os alunos são os responsáveis pelo sucesso do laboratório, pois participam ativamente seja como voluntários ou como bolsitas. A previsão para este ano é que vinte e dois deles recebam bolsa do PIBIC, o que representa um expressivo aumento considerando que em 2010 foram apenas três.
            Projetos como o "Pipoca cultural", "Polêmicas em debate", "Som do intervalo", "Sarau Junino", dentre outros, fazem com que o aluno torne a leitura um hábito, a partir de práticas divertidas que fogem do modelo tradicional.
           Dessa forma, os educadores e educandos do Campus Alcântara sentiram-se motivados com essa palestra enriquecedora permeada de depoimentos, fotos e vídeos dos alunos de Floriano-PI e perceberam que o ensino/aprendizagem de língua portuguesa está além da sala de aula. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário