SEPHORA

segunda-feira, 22 de junho de 2015

" EIRA E BEIRA"



  
A expressão “Fulano não tem eira nem beira” que significa não tem onde cair morto veio de navio de Portugal. A palavra eira vem do latim "área", significando um espaço de terra batida, lajeada ou cimentada, próximo às casas, nas aldeias portuguesas, onde se malhavam, trilhavam, limpavam e secavam cereais. Depois da colheita, os cereais ficavam ao ar livre e ao sol na “área", a fim de serem preparados para a alimentação ou para serem armazenados.
Quem possuísse uma eira era proprietário e produtor, com terras, casas e bens. Quer dizer que tinha riqueza, poder e status social, explica o professor de Língua Portuguesa Ari Riboldi.
Já a beira é a aba da casa, aquela extensão do telhado que serve para proteger da chuva. "Quem não tem eira nem beira não é dono de terra nem de casa. Nos tempos atuais, é um sem-teto, um sem-terra. Diz-se de quem vive miseravelmente, na extrema pobreza", esclarece Riboldi.
Em Alcântara, embora tendo a mesma representação acima citada, tanto a “eira” como a “beira” são representados nas extremidades dos tetos das residências construídas na época do Brasil Colônia e ainda preservadas pelos atuais proprietários.
Alcântara, conheça e se apaixone.

Redação Terra adaptado.









Nenhum comentário:

Postar um comentário